Adicionar Favoritos
 
 
voltar
pH Metria e Manometria Esofágica (adulto e infantil)

Você sabe o que é pHmetria e Manometria esofágica?


O que é o pH?
O pH, ou potencial de hidrogênio iônico, é um parâmetro de medida da acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. Quando nos referimos a pHmetria estamos falando da medida desta alteração do pH.

Para que serve a pHmetria de 24 horas?
Quando o paciente é portador de azia ou pirose retroesternal e queremos determinar se está havendo refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago podemos fazê-lo de várias maneiras, uma das quais através da pHmetria esofágica.

A  endoscopia não basta para saber se tenho refluxo?
Com certa freqüência existe desproporção entre a intensidade da azia e os achados da endoscopia que algumas vezes apresentam laudo normal. Fica então a dúvida se existe ou não o refluxo? A pHmetria então é decisiva nestes casos e ao revelar que há ácido refluindo para o esôfago acima dos padrões aceitáveis confirma a presença da doença do refluxo gastroesofágico.

Estes exames têm outras utilidades?
Sim, em pacientes com problemas respiratórios como asma ou bronquite, e pacientes com tosse crônica podem Ter como causa dos seus problemas o refluxo gastroesofagiano.
Nestes casos os pacientes raramente têm queixas de azia e o exame de endoscopia é normal. O esôfago destas pessoas não é sensível, ou melhor, é resistente ao refluxo do ácido e, sem sentir, a pessoa aspira este conteúdo refluído causando sintomas respiratórios.

Como é feito estes exames?

A pHmetria é realizada em caráter ambulatorial, ou seja sem internação hospitalar. Uma delicada sonda é introduzida no esôfago do paciente e é deixada 24 horas neste local. Sua extremidade interna tem sensores de pH e a sua extremidade externa é conectada com um aparelho de registro de pH.
Este aparelho, após as 24 horas de registro, é conectado a um computador que analisa quantas vezes o pH foi anormalmente ácido assim como contabiliza o percentual das 24 horas que houve refluxo patológico. Paciente pode registrar o número de vezes que sente a azia e isto é correlacionado com o refluxo ácido. Existem fenômenos de refluxo de bile, que não é ácida, é alcalina e são medidos por outro aparelho chamado de Bilitec.
A pHmetria de 24 horas é um exame simples, indolor, inócuo e de grande valor para o gastroenterologista. Nos centros médicos mais avançados de primeiro mundo este exame tem se tornado indispensável principalmente quando se tem dúvidas diagnósticas, quando se quer confirmar a presença da doença do refluxo gastroesofágico ou quando se pensa em indicar cirurgia para o paciente.
    
As medicações que eu uso podem afetar o resultado do exame?
As seguintes medicações alteram o resultado da pHmetria e devem ser suspensas: metoclopramida, bromoprida, betanecol, cimetidina, ranitidina, nizatidina, famotidina, omeprazol, lansoprazol, pantoprazol, rabeprazol e esomeprazol.

Quais os cuidados necessários com o aparelho?
É importante lembrar que no período do exame, não se deve praticar esportes ( o suor pode fazer com que o eletrodo ou a sonda se desconectem e um possível impacto pode danificar o aparelho ) e não se deve tomar banho com chuveiro ou banheira, podendo, no entanto tomar banho com o uso de toalha úmida, evitando-se a área da sonda, do eletrodo e do aparelho registrador ( sempre é bom lembrar que o aparelho registrador é de funcionamento elétrico e pode ser danificado quando exposto a água ). Também não se deve ingerir alimentos ácidos (sucos, refrigerantes, vinagre, etc ), muito frios ou muito quentes, que estragam a sonda e inutilizam o exame.

MANOMETRIA ESOFÁGICA

O que é manometria?
Manometria é a medida da pressão de um determinado órgão. No caso do esôfago interessa não só a pressão exercida pela sua musculatura, mas também a seqüência com que estas contrações ocorrem.

Como são estas contrações?
O esôfago tem três tipos de ondas de contrações peristálticas: As ondas primárias são contrações seqüenciais que levam o alimento deglutido para o estômago. As ondas secundárias, também vem logo após as primárias para limpar o que sobrou no esôfago depois da deglutição. É um mecanismo normal de limpeza.

O que são ondas Terciárias?
As ondas terciárias são as patológicas (anormais) e ocorrem sem continuidade, criando às vezes uma luta do esôfago contra um obstáculo criado por ele mesmo, ou seja, contração sobre outra contração e não sobre zona relaxada, o que seria o normal.
Estas ondas terciárias constituem uma doença chamada de dismotilidade do esôfago e são traduzidas clinicamente por sensação de azia, dor retroesternal no meio do peito ou por sensação de "bola" no esôfago que o paciente tenta, mas não consegue engolir.

Como é realizado o exame:
Introduz-se um tubo fino pela boca ou pelo nariz até o estômago. O tubo é feito de forma que se pode medir a pressão em intervalos ao longo do tubo. Ao terminal exterior do tubo é acoplado um medidor de pressão (um instrumento que registra a pressão). O tubo é movido lentamente até o esôfago. Registra-se a zona de pressão alta do esfíncter esofágico inferior (EEI), um músculo do esfíncter que funciona como uma válvula para prevenir refluxo do ácido gástrico para dentro do esôfago. Quando o tubo está dentro do esôfago, pede-se ao paciente que engula. A onda deglutiva é registrada. Pode-se fazer outros testes. O tubo é removido após os testes terem sido completados

Para que serve a Manometria Esofágica?
Algumas doenças necessitam diferenciação com a dismotilidade do esôfago como, por exemplo, a doença coronariana (enfarte do miocárdio, angina pectoris), a doença do refluxo gastroesofágico, etc.
Existem três tipos de azia ou pirose retroesternal: Um primeiro que ocorre por refluxo gastroesofágico, ou seja, por falha na "válvula" que contém o ácido no estômago. Este tipo é o mais comum e é o que pode ser operado por laparoscopia. Refazendo-se esta válvula junto com a correção de hérnia hiatal, se existir concomitantemente, o paciente poderá ser curado.
Um segundo tipo é o que ocorre com a dismotilidade do esôfago no qual a operação só irá piorar os sintomas do paciente.
Um terceiro tipo ocorre por refluxo do material do estômago quando este tem uma doença que não permite esvaziar o seu conteúdo. Neste caso também a operação anti-refluxo deve ser evitada como única intervenção. A doença do estômago também deve ser tratada.

Devo mesmo fazer este exame?
A manometria esofágica é muito importante na seleção dos pacientes. Nos países do primeiro mundo torna-se um exame obrigatório antes de qualquer operação para a doença do refluxo gastroesofágico.

O que se sente durante o exame:
Há uma leve sensação de enjôo quando se introduz o tubo.

Motivos pelos quais o exame é realizado:
Para medir a pressão do esfíncter esofágico inferior e avaliar as contrações esofágicas. Isto é importante na avaliação dos distúrbios de deglutição.

Referências
Disponível em: http://www.gastronet.com.br/phmetria.htm. Acesso em: 31 mai. 2010, 16:10.
Disponível em: http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/003884.htm. Acesso em: 31 mai. 2010, 16:10.

 
 
 
Prezado cliente, com a finalidade de que haja um aperfeiçoamento contínuo de nossos serviços, garantindo assim a sua satisfação, colabore conosco preenchendo este questionário, pois a sua sugestão é muito importante para nós.

» Saiba mais

 
 
Pré-agendamento
 
 
NOVOS MÉDICOS INTEGRAM A EQUIPE IDAD!!!

O IDAD conta agora com mais dois médicos na sua equipe: Drª Nara Melo- Clínica Médica e Dr. Victor Pochat - Cirurgião Plástico. Sejam bem-vindos ao IDAD!

» Leia mais

 
CONFRATERNIZAÇÃO IDAD 2011

O IDAD, com a parceria de fornecedores e médicos, promoveu a confraternização dos seus colaboradores, distribuindo diversos presentes. Agradecemos a todos que fazem parte integrante desta empresa, com votos de um Feliz Natal e muitas realizações para o ano vindouro!

» Leia mais

 
 
 
Localização Avenida Getúlio Vargas, 854 e 844 – Ed. Meddi e Ed. Medical Service – 5º andar. 
Telefones: (75) 3603-5800 / Fax: (75) 3603-5828 - E-mail: orientacaoidad@gmail.com
Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2014 - IDAD
Home      Histórico      Missão      Infraestrutura      Serviços      Especialidades      Preparos      Equipe      Convênios      Parcerias      Curriculum Vitae      Eventos      Fale Conosco
Equipe Preparos Eventos